terça-feira, 9 de março de 2010

PROJETO EUROPA - 1ª PARTE

Recentemente, abordei um aspecto que considero dos mais importantes para a evolução do Puro Sangue Inglês (PSI) brasileiro, sobretudo, para o acesso vitorioso de nosso PSI em Provas importantes do Calendário Clássico europeu.
Em recente pesquisa realizada pelo Criador, José Carlos Fragoso Pires Junior (Haras Santa Ana do Rio Grande), exibida no site RAIA LEVE, foi constatado que, até o momento, nenhum PSI da Criação brasileira, logrou vencer alguma Prova de importância do Calendário Clássico europeu, apesar da façanha obtida por HARD BUCK, ao obter o 2º lugar numa das mais expressivas Provas do Turfe inglês.
Esta observação acontece num momento que considero crítico para a Criação Nacional do PSI, que marcha, a passos largos, para a integral incorporação de características específicas e próprias da Criação norte americana, particularmente, da Criação dos USA, bem distintas e em detrimento das características próprias do Turfe europeu, a partir do qual foi montado e desenvolvido o Turfe no Brasil.
Há que haver um mínimo de coerência por parte do Criador brasileiro, para não se afastar radicalmente dos moldes do Turfe europeu, simplesmente porque o traçado das pistas dos dois principais Hipódromos brasileiros, seguem, rigorosamente, o traçado das pistas de importantes Hipódromos europeus, caracterizados por retas longas, tendo como pista primordial, a de grama.
Em conseqüência, o Calendário Clássico dos dois Hipódromos é totalmente compatível com estas características, bem diferente das adotadas pelo Turfe norte americano, que privilegia retas curtas e a pista de areia ou, mais recentemente, pistas sintéticas.
Uma simples pergunta se faz necessária e oportuna!
Estamos em condições de mudar o traçado das pistas de preferência de nossos principais Hipódromos e, conseqüentemente, ajustar as principais Provas de nosso Calendário Clássico para distâncias e retas mais curtas, em pista de areia?
Gostariam de ver o GP Brasil e o GP São Paulo sendo corrido em 2000 m, na pista de areia dos Hipódromos da Gávea e de Cidade Jardim?
A Criação européia da atualidade vem demonstrando, com muita nitidez, que a fórmula vitoriosa, refletida nos extraordinários “racehorses” e “racemares” que exibem sua opulência genética, como ZARKAVA e SEA OF THE STARS, são exemplos expressivos do “blending” (mistura) dos melhores “strains” (estirpes) europeus e norte americanos, numa combinação adequada de elementos genéticos caracterizados pela Stamina e pela Velocidade, equilibrando, em alto nível, os dois predicados primordiais que delineiam o perfil de um PSI diferenciado.
Nossa Criação precisa resgatar o equilíbrio desses dois predicados, tendo em vista a excessiva concentração em elementos de Velocidade, típicos da Criação norte americana, que se encontra refletida nas importações, definitivas e /ou em regime de “shuttle”, de Reprodutores típicos da Criação norte americana, assim como, de potrancas, futuras Matrizes, com idênticas características.
Para renovar nosso “bloodstock” e procurar equilibrar a balança genética entre os dois predicados fundamentais para o PSI, e partir para o Planejamento Genético visando o adequado “blending” de elementos europeus e norte americanos, torna-se de fundamental importância a importação de “strains” europeus, tanto através de Reprodutores, mas sobretudo de Potrancas e Éguas, futuras Matrizes, que carreguem em seus Genótipos, “strains” de alta qualidade com características européias.
Para tanto, formulei o PROJETO EUROPA.
É nítida e preocupante a vertiginosa queda do número de Matrizes na Criação nacional, em mais de 50 %, nos últimos 20 anos.
Com Crise Mundial da Economia deflagrada no final do ano de 2008, o Mercado do PSI na Europa, como não poderia deixar de ser, foi atingido por uma flagrante desvalorização que tornou acessível a aquisição de excelentes prospectos de Matrizes, inclusive para o Brasil, que não sofreu um grande impacto dessa Crise.
Acompanhamos, como referência, os resultados de um dos mais prestigiados leilões da do PSI na Europa, ou seja, o “Vente d’Elevage” (“Breeding Stock Sale”), promovido pela Arqana, realizados em dezembro de 2008 e 2009, na França.
Selecionei vários Lotes de Matrizes e futuras Matrizes pela excelente qualidade de seus Genótipos, constatando que a maioria foi vendida por preços bem acessíveis para nossos Criadores, inclusive, mesmo em euros, abaixo de alguns preços praticados em nossos leilões de Produtos inéditos.
O PROJETO EUROPA consiste na aquisição de fêmeas com excelentes pedigrees, que estejam se retirando de treinamento, preferencialmente, que não tenham apresentado campanhas de alto padrão clássico, para que não tenham preços mais elevados.
A outra opção, num plano secundário, a aquisição de Matrizes, também com excelentes pedigrees, prenhas de Reprodutores adequados, em seus aspectos genéticos, que, da mesma forma, foram arrematadas por preços acessíveis.
Tanto as futuras Matrizes, quanto as prenhas, permaneceriam em Haras selecionados na Europa, aguardando a Temporada de Monta do Hemisfério Sul, quando seriam servidas por bons e adequados Reprodutores europeus, que, nessa Temporada, terão suas coberturas disponibilizadas por preços mais baixos.
Tão logo fosse constatada a prenhez, seriam enviados para o Brasil, onde teriam seus Produtos no período normal de nossa Temporada de Monta, sendo que as Matrizes adquiridas prenhas, trariam Produtos ao Pé de bons Reprodutores, nascidos na Temporada de Monta do Hemisfério Norte.
Continua.....

Nenhum comentário: