Dando sequência a esta 2ª Etapa do Planejamento Genético, é importante conceituar alguns aspectos primordiais do Sistema de Duplicações em Ancestrais.
A Duplicação pode ocorrer, inclusive, com uma tripla, ou até mesmo, múltipla participação de um determinado Ancestral.
A Duplicação pode ocorrer no âmbito de um mesmo Segmento, Paterno ou Materno, ou seja, CONVERGENTE a um mesmo Segmento, Paterno ou Materno, de um PSI em foco e, na prática, a força deste tipo de Duplicação é muito reduzida.
A Duplicação que levo em consideração na análise de um Genótipo de um PSI, é a que ocorre em ambos os Segmentos, Paterno e Materno, ou seja, a Duplicação CONVENCIONAL / CLÁSSICA, a que, efetivamente, vai amplificar as características genéticas positivas e / ou negativas do Ancestral que está sendo duplicado, seja na forma do INBREEDING (até a 4ª Geração, inclusive), seja na forma de LINEBREEDING (envolvendo a 5ª e / ou 6ª Geração).
Uma das Teorias mais importantes do século 20, para a Criação do PSI, foi a defendida por Sir Rhys Llewellin, conhecida como "INTERNATIONAL OUTCROSS", da qual, dependendo das condições disponíveis para o Planejamento Genético, sou adepto, pois, em última análise, é uma prática que possibilita aumentar a intensidade do Vigor Híbrido do PSI, predicado cada vez mais difícil de se encontrar num PSI, pelo menos em nível aceitável.
Em sua essência, o "international outcross" reflete um Genótipo que exibe um Cenário Genético isento de Duplicações em Ancestrais, composto por Alinhamentos típicos de, pelo menos, dois diferentes países, localizados em cada um dos Segmentos do Genótipo em foco.
O grande Hipólogo John Aiscan, na década de 80 e 90, defendia, ardorosamente o Sistema "outcross" de Crição do PSI, pois a incidência na Duplicação em descedentes de NORTHERN DANCER estava ficando alarmante, e citava a Criação brasileira como o maior baluarte na América do Sul para a preservação de Linhagens e "Bloodlines" distintas de NORTHERN DANCER.
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário