sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

PLANEJAMENTO GENÉTICO - PARTE 8

Após ter selecionada a Matriz (1ª Etapa), selecionado os Reprodutores mais adequados para a Matriz (2ª Etapa), chegamos à 3ª Etapa que se reporta ao período entre a Constatação da Prenhez até o momento do Desmame do Produto Planejado.
Uma vez servida pelo Reprodutor selecionado, a atenção deve se voltar, num primeiro momento, para a constatação da PRENHEZ.
Certificada a prenhez, toda a atenção deve se voltar para o período de GESTAÇÃO, que deve ser acompanhada, em toda a sua extensão, por um eficiente esquema de assistência, comandado por Veterinário com experiência na Criação do PSI.
A Gestaçao deve ser tranquila, monitorada para que se possa registrar tanto os aspectos positivos, quanto e, sobretudo, os negativos, para que sejam avaliados e possam contribuir sobre a continuidade da Matriz no Plantel do Haras, sendo integrados ao processo de "culling", fundamental para a decisão do futuro aproveitamento da Matriz.
O MANEJO da Matriz, tanto na Cocheira, quanto no Campo, é da maior importância para que seja assegurada uma Gestação tranquila, sem maiores problemas.
Há dois inimigos de peso para uma Matriz no período de Gestação, ou seja, a ABSORÇÂO do feto e o ABORTO, que acaba pondo fim à Gestação em andamento.
Cuidados especiais devem ser concedidos à ALIMENTAÇÃO da Matriz, fator de capital importância para o adequado desenvolvimento intra uterino do Produto.
A Alimentação natural e agregada da Matriz, complementada por Rações balanceadas, assim como, Complementos e Suplementos que se fizerem necessários e sinalizados pelos exames que deverão ser realizados periodicamente, para avaliar o avanço da Gestação, serão de fundamental importância, tanto para a Saúde da Matriz, quanto para o Produto nascido, durante o período da AMAMENTAÇÃO, promovendo a sua adequada proteção natural contra eventuais doenças que possam ocorrer nesse período, ao mesmo tempo em que proporcionará o seu adequado desenvolvimento FÍSICO e ORGÂNICO.
A fonte decisiva e única para que este desenvolvimento ocorra naturalmente é o ALEITAMENTO na QUANTIDADE e QUALIDADE ideais.
Outro aspecto de igual importância para o adequado desenvolvimento do Produto, está refletido nos cuidados, sob todos os aspectos, dispendidos pela Matriz para com seu Produto, que pode ser resumido como INSTINTO MATERNAL.
Outro aspecto de capital importância refere-se aos procedimentos que envolvem o NAsCIMENTO propriamente dito do Produto, assim como, o Fenótipo e correção de seus APRUMOS.
Todos estes aspectos devem ser monitorados e avaliados pelo processo do "culling" e respectivo "Index Program", permitindo uma AVALIAÇÃO mais precisa, ao final de algumas Temporadas, sobre o aproveitamento da Matriz no Plantel do Haras.
O período de Amamentação ideal pode se situar entre 4 e 6 meses, findo o qual deverá ocorrer o DESMAME, segundo um procedimento que seja o menos traumático possível.
Com o Desmame do Produto, fica concluída esta 3ª Etapa do Planejamento Genético, que deve ser considerada como uma Etapa AGREGADA, pois o acompanhamento por parte de quem o elabora é menos intenso e participativo, pois depende fundamentalmente de outros Profissionais, ficando mais vinculado ao acompanhamento do Processo seletivo do "culling" e respectivo "Index Program".

Nenhum comentário: