sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

DIRETÓRIO DE REPRODUTORES

A GOLDBLEND Consultoria voltada para a Criação do PSI brasileiro, encontra-se em plena realização do Planejamento Genético para a Temporada de Monta de 2010.
Em última análise, esta é a primeira etapa do Planejamento que, posteriormente, mais próximo do início da Temporada (15 de agosto de 2010), será revisada em razão de Reprodutores retardatários que chegam ao Brasil, sobretudo, os que vêm em regime de “shuttle”, originários do Hemisfério Norte.
A Consultoria, usualmente, na elaboração do Planejamento Genético, compreende duas vertentes distintas, através da prestação de Serviços de Análise do Genótipo e Fenótipo da Matriz e respectivas Simulações com Reprodutores selecionados em conformidade com o melhor “encaixe” genético e físico que resultará no Genótipo e Fenótipo do Produto Planejado (usualmente 5 Simulações), refletido no pedigree de 6ª Geração de cada Produto.
Este Serviço é completo, abrangendo todos os parâmetros indispensáveis e necessários para que o Criador possa decidir com a maior precisão possível, pela Simulação que melhor se ajusta às suas condições e conveniência.
A outra vertente, mais simples e direta, se restringe à indicações básicas das Simulações para cada Matriz (usualmente 5 Simulações), também refletidas em pedigrees de 6ª Geração para cada Produto Planejado.
Em ambas vertentes, as Simulações são ordenadas por ordem de preferência, isto é, as que, em ordem decrescente, apresentem os melhores “encaixes” genético e físico para cada Matriz analisada.
Por incrível que possa parecer, apesar de dispor de vasto e atualizado instrumental para avaliar as Simulações mais adequadas, o grande problema, em muitos casos, reside na ausência de notícias mais atualizadas sobre cada Reprodutor que atua na Temporada de Monta, seja sediado no Brasil, seja em regime de “shuttle”, informações sumárias sobre campanhas nas pistas de corrida, nenhuma orientação sobre suas afinidades genéticas, nenhuma descrição sobre o seu Fenótipo e, para uma expressiva maioria, sequer o local onde está ou estará sediado (“shuttle”) e as direções para contato.
A última referência documental que conheço foi o Guia de Reprodutores 2005, apresentando 60 Reprodutores, dos quais cerca de 10 Reprodutores, a maioria por morte, não estão mais exercendo suas funções reprodutivas.
Deve-se louvar a iniciativa do site RAIA LEVE que instituiu o Anuário de Reprodutores, com 33 Reprodutores listados até o momento, com muito bom nível de informações, com formatação digital.
Em meu julgamento, entretanto, para consolidar a posição da Criação Nacional do PSI e, inclusive, promover sua inserção no âmbito da Criação Internacional, torna-se imprescindível a elaboração e divulgação de um Documento Formal, contemplando um número expressivo e representativo de Reprodutores sediados no Brasil e no regime de “shuttle”, a cada Temporada de Monta, sob os moldes de um DIRETÓRIO de REPRODUTORES, com “lay out” inovador, e atualização e renovação perenes.

Nenhum comentário: