segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

FINO TRATO


Orlando Lima e FINO TRATO após sua última
vitória com J. Ricardo.

Quando iniciei minha trajetória de 25 anos como Proprietário de PSI, um pouco antes, havia iniciado minhas pesquisas e estudos sobre esse magnífico animal.
Ainda com conhecimentos incipientes, comecei a procurar o meu primeiro PSI nos leilões da época, sendo que o primeiro que selecionei, MANACOR, fui lance vencido, e se tornou um dos melhores valores de sua Geração.
O segundo que selecionei, FRISLI, tinha um preço inacessível para mim, e chegou a tirar uma honrosa colocação no GP Brasil.
Já tendo alguma experiência como Proprietário, me interessei em adquirir CHUBASCO, que já tinha colocações clássicas, mas o preço pedido também estava além de minhas possibilidades, ocasião em que adquiri, com meu saudoso Sócio, José Vieira, um animal, também com colocações clássicas, XENGO que, exatos 21 dias após sua aquisição, venceu o GP Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, devolvendo o preço que pagamos por ele.
Todos estes animais foram selecionados a partir de meus conhecimentos iniciais sobre o PSI e o XENGO acabou por se tornar no melhor dos 180 PSI que tive como Proprietário, sendo um legítimo representante do “Nick” HYPERION / TOURBILLON.
Entretanto, quem acabou por me dar as maiores alegrias como Proprietário, apesar de não ter alcançado a esfera clássica, sendo minha primeira experiência como Criador, foi o FINO TRATO, com uma campanha de 100 apresentações, transformadas em 8 vitórias e mais de 70 colocações, das quais 23 de 2º lugar (9 na foto), o que indica ser o provável recordista de 2º lugar no Hipódromo da Gávea.
Comprei sua Mãe, IBY, na liquidação do Haras Vargem Grande, por ser filha de WILDERER, “derby winner” alemão, pois eu já tinha percebido a excelência do PSI alemão na função de Avô Materno, e promovi seu cruzamento com um representante da notável Linhagem de HYPERION, no caso, MINDIENNE, cujo Serviço me foi oferecido gratuitamente pelo grande Jóquei, Pierre Vaz.
O resultado foi o FINO TRATO, de Porte pequeno, Tipo compacto, Peso de 450 kg, Pelagem negra fechada, como a de sua Mãe, com uma Consistência e Resistência fora do comum e, acima de tudo, com uma Amizade para comigo, típica de um cachorro para com o seu Dono, o que me levou a homenageá-lo, colocando o seu nome na Coluna que escrevo para o RAIA LEVE e cujo primeiro Artigo conta detalhes de minha convivência com o FINO TRATO.
Como não era Criador registrado, coloquei a IBY no nome de um grande Amigo, o célebre Locutor gaúcho, Vergara Marques, o seu Criador, que disponibilizou uma vaga no antigo Posto de Fomento do Cristal, onde FINO TRATO nasceu.
Devo estender meus agradecimentos ao Haras América, de Serafim Saldanha Correa, para quem vendi a IBY, e que completou a criação do FINO TRATO.

Nenhum comentário: