sexta-feira, 10 de junho de 2011

FENÓTIPO

A Aparência Física de um PSI é o chamado Fenótipo, que caracteriza, fisicamente, o PSI em pauta.
Em termos gerais, o Fenótipo é delineado pelo Perfil Físico do PSI composto pelo PORTE (Avantajado / Grande / Médio / Pequeno), pelo TIPO (Longilíneo / Médio / Compacto), pelo PESO (Leve / Médio / Pesado), pelos CONJUNTOS FÍSICOS (Cabeça /Pescoço; Paleta/Anca; Orelhas; Inserção de Cauda; Conformação de Anca; Quadratura), pelos APRUMOS (Correção das Articulações; Angulações e Desvios dos Locomotores).
De uma forma geral o PSI caracterizado por expressiva Massa Muscular, com Porte Avantajado ou Grande, Peso Elevado e Tipo Compacto, com grande desenvolvimento de sua Parte Traseira, Ancas Poderosas, se ajustam ao modelo típico dos Velocistas ("Sprinters"), especializados nas distâncias entre os 1 000 m e os 1200 m, em Provas oficiais, ou mesmo em distâncias menores, em Provas de Cancha Reta.
O "Flyers" / "Milers", usualmente, se caracterizam, em geral, por um Fenótipo caracterizado por Conjuntos Físicos com predomínio dos Predicados Médios, primando pelo Equilíbrio de seu Perfil Físico.
Os Meio-Fundistas, Fundistas e "Stayers", usualmente, se caracterizam por Porte Médio para Pequeno, Tipo Médio ou Longilíneo e Peso tendendo do Médio para o Leve, mas onde o Equilíbrio de seus Conjuntos Físicos e de seu Perfil Físico é de fundamental importância par o seu sucesso nas Pistas de Corrida.
Ocorre que, de uma forma geral, o Fenótipo de Porte Avantajado / Grande, do Tipo Compacto e de Peso Elevado, é mais difícil de apresentar o primordial Equilíbrio de seu Perfil Físico, o que já é mais fácil de ser encontrado no PSI de Porte Médio para Pequeno, Tipo Longilíneo, Peso Médio para Leve.
Desta forma, considero um grave equívoco, o que vem ocorrendo nos leilões de Produtos inéditos, nos quais, de uma forma geral, o Produto com 500 kg ou mais, usualmente, são mais valorizados do que o PSI de Fenótipo mais Leve, Porte Médio, Tipo Médio / Longilíneo, a não ser que o Produto se caracterize como um autêntico Velocista.

Nenhum comentário: