sexta-feira, 10 de junho de 2011

OUTCROSS X INBREEDING

Esta é uma comparação que não deve haver!
Nem o INBREEDING é um Sistema melhor do que o OUTCROSS, nem vice versa.
Há excelentes "racehorses' e " racemares", assim como, excelentes Reprodutores e Matrizes, que apresentam Genótipos caracterizados por Inbreedings, assim como, Genótipos caracterizados pelo sistema Outcross de Criação do PSI.
Ocorre que o Outcross, por não apresentar qualquer duplicação, se apresenta como paradigma do Vigor Híbrido, predicado de fundamental importância, sobretudo para Meio-Fundistas e Fundistas, assim como, para os Stayers (de 2800 m para mais), para os quais a Stamina assume importância crucial para o sucesso.
Se uma Duplicação (Inbreeding ou Linebreeding) for realizada em Ancestral caracterizado pela Stamina, o resultado poderá ser semelhante ao do Outcross.
Da mesma forma, se o Outcross contemplar Alinhamentos caracterizados por diferentes e distintos Elementos (Reprodutores e Matrizes) caracterizados pela Velocidade, teremos um Genótipo caracterizado pelo Vigor Híbrido, mas sintonizado com a Velocidade em detrimento da Stamina.
Na Genética, a intensidade voltada para a Stamina e para a Velocidade, sempre será gradual, jamais radical, o que pressupõe a figura que deve prevalecer na elaboração de um Planejamento Genético, ou seja, o EQUILÍBRIO.

Nenhum comentário: