sexta-feira, 24 de junho de 2011

LEILÕES

Na proximidade do leilão do excelente Haras SPRINGFIELD, refletido no mais belo catálogo que tive oportunidade de ver até hoje, venho alertar a Comunidade Turfística brasileira para os nefastos resultados ocorridos na grande maioria dos Leilões realizados neste ano de 2011, até esta data.
Muitos dos Criadores que inscreveram seus Produtos em Leilões, sequer conseguiram obter de volta o CUSTO de sua Produção, enquanto outros que chegaram a pagar os preços por coberturas de Reprodutores sediados no Brasil, não chegaram a obter de volta a metade do valor pago pelas respectivas coberturas adquiridas.
Estes resultados catastróficos, evidenciando um Mercado agonizante, conduz a Criação brasileira para uma realidade que nos conduzirá de volta às décadas de 40, 50, 60, quando praticamente existia uma única Figura no Teatro de Operações do Turfe nacional, ou seja, a do CRIADOR / PROPRIETÁRIO, ou seja, quem criava, corria seus Produtos.
Para a sobrevivência do Turfe no Brasil, seria fundamental que fosse aberto ao Público, não apenas na qualidade do Público Apostador mas, sobretudo, ao Público que desejava possuir um Cavalo de Corrida.
Houve a Abertura o Contingente de Proprietários aumentou e diversificou, o que levou a surgir novos Criadores, expandindo o Mercado e o Turfe floresceu e viveu tardes de glória nas disputas de suas Provas máximas, os Derbies e os GP São Paulo e Brasil.
Entretanto, a abertura realizada está se fechando e novamente colocando em risco uma das Atividades de relevante importância, seja no campo Econômico-Financeiro, seja no campo Social, proporcionando EMPRÊGO para milhares de Pessoas, muitas das quais de Mão de Obra não especializada.
Lamentavelmente, os resultados da maioria dos leilões realizados demonstram com nitidez que estamos retornando às décadas de 40, 50 e 60, pois há Criadores que pretendem encerrar sua Criação de PSI, enquanto outros que pretendem continuar, também pretendem diminuir drasticamente sua Produção para bancar seus próprios Produtos nas Pistas de Corrida.
A situação alcança um alto nível de risco e se não houver uma reação imediata o Turfe no Brasil corre um sério risco em futuro muito próximo.
Seria necessário um Livro para apontar todos os problemas que envolvem a Atividade Turfísticas em todos os seus Segmentos, mas evidentemente o grande problema converge para a situação do Mercado do PSI, praticamente inexistente, falido, em que a força de demanda se reduz a menos de meia dúzia de compradores importantes e o contingente maior de compradores se restringem a compras em valores abaixo do próprio Custo de Criação do PSI.
Muitas ações e atitudes deveriam estar sendo tomadas, mas certamente elas passariam por um consenso das Autoridades que comandam a Atividade, necessariamente passando por uma UNIÂO incondicional e irrestrita que, ao que tudo indica, está muito longe de ser alcançada.
Assim sendo o Fator próximo que poderia alavancar um Mercado progressivo e progressista para o PSI no Brasil, ou seja, um relevante aumento na Premiação das Provas em todos os seus níveis, nos parece muito distante para ser alcançado.
Com a retração da Atividade, menos animais serão criados, os páreos de enturmação etária, hoje em dia já combalidos no que se refere ao número e qualidade dos animais alistados, tendem a se deteriorar ainda mais, agravando a situação e continuidade do Turfe no Brasil.
O Público Apostador, sem qualquer dúvida, sustentáculo da Atividade, com sua perspectiva próxima de falência, rapidamente se bandeará para outras possibilidades de apostas, por não terem maior compromisso com o Turfe propriamente dito.
Em praticamente todos os países em que o Turfe é uma atividade importante e tradicional, houve momentos de profunda crise, ameaçando seriamente sua continuidade, mas que, invariavelmente, foi superada com a ajuda e apoio de seus respectivos Governos, cumprindo Projetos que lhes foram apresentados.
Teriam as Autoridades do Turfe no Brasil um Projeto com início, meio e fim para apresentar às Autoridades governamentais, para conseguir seu fundamental apoio para o soerguimento desta atividade nobre e importante?

Nenhum comentário: